SANJO
Fez as delícias de muitos nos anos 80, desapareceu e agora volta a ter o folgo do passado Conversamos com um dos sócios José do Egipto da renovada Sanjo. As sapatilhas que usei na minha adolescia e que gora regressão muito mais confortáveis e bonitas
1 – Como foi que a marca nasceu?
A marca nasceu em 1933 pela necessidade que a fabrica de chapelaria de S. João da Madeira sentiu em criar outro produto além dos chapéus que fazia e que estavam a entrar em desuso.
2 – Nos anos 80 eram a grande referencia em Portugal, quem era o publico nessa altura?
Desde os anos 50 até fins dos anos 80 foram momentos áureos da marca, pois deixou de ser uma marca vendida essencialmente para o desporto para ser vendida para toda a população sem exceção, desde o desporto, ao exercito, a moda enfim, todos os Portugueses usavam Sanjo.
3 – Passaram por um período que quase desapareceram, o que aconteceu?
Com o 25 de Abril as fronteiras foram abertas para muitos produtos que ate então sofriam de proteção do Estado Novo, a Sanjo não foi exceção e provavelmente não estavam preparados para a concorrência que entretanto chegou.
4 – Agora voltam em força, o que mudou?
Sobretudo a linguagem da marca e a otimização do produto, Todos os passos desta longa viagem que é a concepção e desenvolvimento da coleção SANJO ocorrem em Portugal sob condições justas e de respeito, que agora se conectam com as novas gerações.
5 – Como é atualmente o portfólio da marca?
Atualmente a marca acredita na revitalização do amor ao que é Português e no design e criação artística, daí o destaque no nosso portfólio serem as mais recentes colaborações com marcas como a Burel, a La Paz, e a estilista Alexandra Moura.
6 – Onde estão representados?
Através da nossa loja online chegamos a todo o Mundo sem exceção, em lojas físicas estamos em Portugal e Espanha sobretudo em lojas de conceito e lojas com forte representação da cultura Sneaker (streetwear) aqui também existe maior rigor na distribuição.
7 – De onde vem o nome da marca? Sanjo?
A origem do nome está na origem da marca, nasceu em São João da Madeira daí o nome, iniciou-se na Companhia Industrial de Chapelaria.
8 – a linhas da marca são inspiradas em quê?
A inspiração da SANJO é um dialogo entre a cultura urbana e as antigas tradições Portuguesas, esta inspiração conecta de forma harmoniosa o passado com o presente da marca.
9 – Como foi a evolução da marca ate aos nossos dias?
A evolução da marca oscilou muito desde a origem até ao presente, do nosso lado e na nossa curta historia com a Sanjo, temos como valores fundamentais a consistência no produto e na comunicação, temos um plano bem estruturado daquilo que queremos para a marca.
10 – O que marcamos quando calçamos uns ténis sanjo?
Calçar Sanjo “marca muitos pontos” destaco a valorização do made in Portugal e toda a cultura portuguesa assumida em cada par, não estamos a comprar só umas sapatilhas estamos a comprar um objeto de culto, uma historia, um legado. Outro ponto forte é a estética de pureza e otimismo dos novos Sanjo estamos a reduzir a pegada ecológica, o nosso fabrico foi otimizado, evitando produtos químicos tóxicos para proteger a natureza e a saúde de quem produz e calça os nossos sapatos, o nosso setor produtivo reduziu drasticamente os consumos de energia e agua.