Coisas Boas em Alta
Gastronomia em Alta

Xico Elias, Um Legado Culinário na Terra Encantada.

Este establecimento é um tesouro gastronómico em Algarvias, “paredes” meias com a cidade de Tomar. Curiosamente segundo consta, esta localidade era um refúgio para as trabalhadoras migrantes do Algarve, que vinham durante o inverno participar na colheita da azeitona no Ribatejo.

O Restaurante Xico Elias, já com 60 anos, junta o Pai (Xico) e filho (Elias) na sua designação e a Mãe (Céu) e a Filha (Isabel) na tradicional confecção de pratos em forno de lenha.

O Sr. José Francisco neto do Xico, mostrou-se um fantástico anfitrião, apresentando e relatando de forma engraçada os pratos com base em fotografias e uma cuidada discrição dos mesmos.

Os pratos escolhidos foram:
Um bacalhau com carne (porco), uma inusitada conjunção de sabores, bem equilibrada, com uma crosta de gema de ovo deliciosa.


Depois um Pato com migas. A crosta das migas com broa de milho esfarelada, pinhões e nozes, protege o pato e as couves envoltas num magnífico molho de alho, das elevadas temperaturas do formo, deixando o seu interior bem húmido e com a capa bem crocante. A refeição foi acompanhada por um vinho banco e um tinto da região adequados a cada prato, servidos em pequenos jarros, óptimas escolhas do simpático José.

De sobremesa um pêra bêbeda com uma folha de louro, num caldo bem aromatizado com canela.

Que saudades tinha de fechar a refeição com café de cafeteira.

Preço de 22 € por pessoa, exelente relação qualidade preço tendo bem presente a excelência da confecção.

Visitado e recomendado por mais um algavio que ficou às portas de Tomar.

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x