O Arcoense
Localizado na cidade de Braga, longe do rebuliço turístico do centro da cidade, O Arcoense é um restaurante de cozinha típica e, antes de mais, um negócio de família, com mais de três décadas.
Prima pela qualidade e frescura de cada ingrediente, e pelos sabores de inusitadas combinações, bem como pela simpatia depositada no atendimento.
Umas pataniscas de bacalhau de entrada bem deliciosas e um queijo amanteigado serrano, deram o mote, daquilo que acabou por ser uma magnífica refeição.
O polvo laminado assado no forno de lenha, com batatas, cebolas, pimentos e tomate, acompanhado por um surpreendente salpicão, deu ao prato uma combinação mar terra, simplesmente extraordinária.
O polvo estava bem tenro e saboroso, uma arte que as gentes do norte, tão bem sabem, não fosse este um dos manjares da consoada por aquelas paragens.
Se o polvo surpreendeu, que dizer daquele arroz com pouco feijão branco, cozido no caldo do salpicão, a acompanhar uma vitela assada ou costela mendinha, que é a parte inferior da caixa torácica do bovino, tendo portanto ossos mais finos e bastante cartilagem entremeada com gordura.
O acompanhamento da vitela a cargo de umas castanhas, uma batatas e uns grelos cozidos fantásticos, para além de saborosos, as suas fibras ajudam muito a digestão de tão deliciosa carne.
O Vinho da região escolhido pelo simpático Tiago, foi um Verde Encostas da Abadia, frutado e fresco, ligeiramente seco, que combinou muitissimo bem bom o polvo.
De sobremesa uma pavlova de morango, bem merengada, não muito doce.
O Arcoense é sem dúvida alguma uma boa aposta para aqueles nostálgicos de uma boa comida tradicional com um tempero materno e querem desfrutar de um bom prato típico num ambiente quase familiar e confortável, onde é notória a dedicação em cada detalhe.