Coisas Boas em Alta
Gastronomia em Alta

A Tasca Ponta Delgada – São Miguel – Açores

Tasqueiro como sou, só podia ir no dia 18 de Março ao nr 18 da Rua do Aljube, fazer uma das coisas que mais aprecio, petiscar os produtos da terra.

A TASCA é não só o nome deste excelente espaço gastronómico em Ponta Delgada, como é também o local onde nos sentimos em casa.

E é aquele espaço que associamos aos filmes a preto e branco, um conceito tipicamente português que pode ser equiparado ao bistro francês ou as trattorias italianas.

Nesta degustação ímpar de produtos regionais açorianos, comecei por um Bolo Lêvedo com manteiga de alho, muito interessante o sabor adocicado do bolo com o salgado da manteiga e o picante do alho.

As Lapas grelhadas dos Açores não podiam faltar à chamada, pois são um petisco de marisco bastante popular nas nove ilhas dos Açores.


Nesta tasca, a tradicional acidez do limão no molho de manteiga com coentros e alho picado, foi substituída pela doce acidez de uma laranja, que na minha modesta opinião, melhora esta inusitada combinação.

A degustação continuou sob o signo do mar, não estivesse eu numa verdejante ilha “plantada” no Atlântico.
Magnificos torresmos de Abrótea, para muitos conhecida como sendo o Bacalhau Português. Na nossa costa, é um dos peixes mais parecidos ao fiel amigo.

O ponto alto da noite foi a chegada à mesa de um polvo panado com compota de cebola confitada em redução de vinho tinto, que me fez ir ao céu em segundos com o contraste da textura macia do polvo e do panado estaliço, que abraçava os tentáculos de bom porte e sabor.

A combinar com os produtos açorianos, pedi um vinho branco fresco já meu conhecido, um Terras de Lava 2020, que muito me surpreendeu. Vinho de uvas nascidas em solos de lava, com ricos nutrientes minerais, expressa de forma genuína o “terroir vulcânico”.

De Sobremesa, tentando ao máximo fugir ao excesso de glicemia nesta doce ilha, optei por um pudim de inhame. Este tubérculo é muito usado nos Açores como acompanhamento nas refeições, e pouco conhecido em Portugal Continental. Gostei da sobriedade desta sobremesa.

A tasca! Que dizer mais deste lugar único com uma energia tão boa!? Desde a confecção dos pratos deliciosos ao seu ambiente acolhedor, a simpatia do staff, tudo magnifico que até que nos esquecemos do tempo que se espera.

A afluência ja é tanta que a casa não aceita marcações, pelo que, se quer assegurar lugar, vá cedo.

Esta refeição foi o melhor presente que tive neste inesquecível dia 18, pois boa comida e bons amigos, fazem excelentes momentos.

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x