In shaa Allaah
Oxalá é sinônimo de “tomara” ou “queira Deus”. A palavra tem origem na expressão árabe in shaa Allaah, cujo significado é “se Deus quiser”.
Trata-se de restaurante que se situa a cerca de 2 km de Ovar na Ribeira de Ovar em frente da Marina, abriu as portas ao publico pela 1ª vez em 1991 e rapidamente se tornou numa referência entre os restaurantes da Região Norte.
O edifício é de arquitetura moderna, com um parque estacionamento bem amplo, o interior do estabelecimento é decorado de forma muito original, com caraterísticas de Caves de vinhos tradicional.
A casa, possui uma impressionante garrafeira, com uma atmosfera sofisticada, celebrando a excelência dos vinhos da região do Douro, Dão entre outras regiões de vinho.
Destacou-se o fabuloso espumante da Bairrada (Caves Aliança), servido bem fresco num fantástico acolhimento, tão agradável que fiz por manter no acompanhamento ao prato principal e sobremesa.
O peixe e o marisco, são os ex-libris desta casa, usando em grande parte os ingredientes endógenos das margens da ria de Aveiro, com o destaque para a excelência do Rodovalho.
Aconselhado pelos simpáticos empregados, optei por uma sinfonia marítima, com vários peixes e mariscos ( robalo, rodovalho, salmão, mexilhões, camarões e um saboroso búzio temperado), mas, a identidade da casa vai muito para além dos pratos que chegam à mesa.
Afinal, não é todos os dias que se é recebido com espumante, presunto, um maravilhoso queijo da Ilha com compota de pimento vermelho, broa de milho, salgadinhos, folhados e frutos secos, um bom banquete no hall do Oxalá́.
De sobremesa, nada como provar o fabuloso pão de ló de Ovar, que possui origem conventual, especulando-se que alguma freira, tenha divulgado a receita a um familiar ou amigo residente em Ovar. Um produto de pastelaria à base de ovos, sobretudo gemas, açúcar e farinha. Uma bomba calórica que alimenta bem a alma.
Oxalá, se mantenha vivo este templo da gastronomia por muito tempo!
Morada
R. Família Colares Pinto 1695, 3880-163 Ovar