José Peixoto um homem que dedicou a sua vida ao teatro
Provavelmente, esta foi a encenação mais desafiante da sua carreira.
Em setembro, José Peixoto enfrentou um tratamento de radioterapia e, há pouco mais de mês e meio, foi submetido a uma cirurgia à coluna. Não foi, de todo, um processo fácil. Contudo, o que é certo é que o espetáculo Os Rústicos chegou ao palco!
Há cerca de 35 anos, José Peixoto decidiu traduzir para português uma obra de Carlo Goldoni e levá-la a cena. Esta nova versão, no entanto, não tem nada a ver com a anterior: é mais madura, mais ritmada e profundamente atual.
A história transporta-nos para uma sociedade onde a mulher é tratada como uma escrava, obrigada a obedecer às ordens do marido. O enredo centra-se num patriarca que decide casar a filha, transformando o casamento num verdadeiro negócio.
A Companhia de Teatro dos Aloés pega nesta narrativa e transforma-a num dos espetáculos mais divertidos que já vi nos últimos anos. Há um ritmo frenético em toda a ação, suportado por atuações brilhantes de um elenco incrível.
As soluções cénicas são claras e inteligentes, conferindo ao espetáculo uma eficácia extrema. Por momentos, senti-me transportado para o ambiente das clássicas comédias portuguesas de António Silva e Vasco Santana.
Este espetáculo é puro divertimento. Um verdadeiro must-see!
Vim para casa completamente satisfeito.