Coisas Boas em Alta
Entretenimento em Alta

Salgueiro Maia – O Implicado

O dia 25 de Abril de 1974 – final da ditadura em Portugal!

Tinha apenas 3 anos e as minhas memórias desse dia são vagas.

Lembro-me de ter faltado à escola, de algum burburinho e alvoroço nas ruas e dos adultos a falar sobre uma revolução, cujo significado não sabia qual era.

Mas cedo percebi que fazia parte de uma geração onde liberdade e democracia tinham um significado bem diferente da geração dos meus pais e avós.

Não pude por essa razão deixar de assistir ao novo filme de Sérgio Graciano, “Salgueiro Maia – O Implicado” que retrata as histórias que ainda não foram contadas sobre o Capitão de Abril.

Com Tomás Alves no papel do jovem capitão de 29 anos o elenco conta ainda com Filipa Areosa, José Raposo, Tiago Teotónio Pereira, Diogo Martins e Catarina Wallenstein todos eles a dignificar o cinema português.

No grande ecrã ficamos então a conhecer melhor quem era o herói do 25 de Abril de 1974, Fernando Salgueiro Maia, homem de formação académica e militar, de fortes valores éticos e morais, com olhos postos no futuro, capaz de contestar e defender os seus ideais, alegre, mas de vida sofrida tendo falecido prematuramente aos 47 anos.

Um filme que acontece nos locais por onde passou o capitão, desde Lisboa, nas instalações da Academia Militar, a Santarém (na Escola Prática de Cavalaria e Liceu Sá da Bandeira), a Pombal e Castelo de Vide, respetivamente as terras onde nasceu, viveu e passou parte da sua juventude.

Do filme retenho o valor da amizade, a ética comportamental, a visão coerente e a postura rigorosa de um militar de Abril.

Cinema português de qualidade!

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x