Tons tinto 2019
Mais um bom vinho do Douro
Esta é, seguramente, mais uma das inúmeras ocasiões em que revelei ser um entusiasta apreciador dos vinhos do Douro.
Entendo, na minha modesta opinião, ser um tipo de vinhos, que se apresentam bem equilibrados e muito adequados ao meu gosto e, valha-nos isso, ao de muitos portugueses e, também, dos estrangeiros que visitam o nosso país.
Desta vez, trago-vos este TONS produzido pela Duorum Vinhos, SA.
Diga-se, apenas como curiosidade que “Duorum” é uma expressão latina para designar “de dois” e esta é mesmo a dois porque se trata da excelente parceria (já com 15 anos), entre dois conhecidos enólogos com cartas dadas na mais recente história do vinho em Portugal.
Falo de João Portugal Ramos (com créditos bem firmados nos vinhos alentejanos de Estremoz) e de José Maria Soares Franco (sobretudo na Península de Setúbal) que, em 2007, decidiram apostar num projecto destinado a projectar o mercado vinícola em Portugal e no resto do Mundo.
No caso concreto deste TONS 2019 garanto, mais uma vez, que estamos na presença de um bom vinho tinto.
Com 13,5º de volume alcoólico este tinto foi produzido com as castas típicas da região: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz plantadas em solo de xisto, o que à partida é meio caminho andado para o sucesso.
De novo, na minha opinião, este tinto acompanha muito bem qualquer prato (não sou enólogo e, como tal não julgo que haja um vinho especifico para acompanhar carnes, peixes ou entradas).
No meu caso, serviu de excelente companhia a uma omelete de legumes com arroz. Excelente. .
Acresce que este TONS Tinto 2019 me custou abaixo dos quatro euros em promoção num hipermercado, mas normalmente anda próximo dos cinco euros o que representa um óptimo value for money..
A repetir, sem dúvida.