O plantador de Abóboras! – Luís Cardoso
O que será que eu tenho de comum com o escritor Luís Cardoso?
Não o conheço pessoalmente mas nascemos ambos em Timor e andámos no mesmo Liceu.
Já é qualquer coisa. Pois é!
Ao contrário do que acontece nos restantes países que têm o português como língua oficial, Timor-Leste, não tem uma tradição literária escrita.
Nem em português nem em tétum, a outra língua oficial do país.
Publicado em Portugal pela editora abysmo,”O plantador de abóboras” é um romance que acompanha a longa espera de uma mulher pelo seu noivo.
Através das suas memórias, descortina-se um século de História de um país castigado por sucessivas guerras e de ocupações.
Luís Cardoso mistura lendas e fatos, memória e História, mostrando como os conflitos afetaram a população do país.
Os livros deste escritor estão traduzidos em várias línguas, como o italiano, o sueco, o inglês, o alemão e o neerlandês.
O plantador de abóboras é o seu sétimo romance. Luís Cardoso nasceu em Kailko, uma vila no interior de Timor-Leste, filho de um enfermeiro que prestou serviço em várias localidades de Timor, razão pela qual conhece e fala diversos idiomas do país.
Passou a infância na ilha de Ataúro, que aparece referenciada em alguns dos seus romances.
Estudou no Liceu Dr. Francisco Machado, em Díli. Licenciou-se em silvicultura no Instituto Superior de Agronomia de Lisboa.
Agora chegou uma belíssima notícia. O Prémio Oceanos de literatura em língua portuguesa foi este ano atribuído a este timorense Luís Cardoso pelo romance O plantador de abóboras da editora Abismo.
Este é o primeiro autor timorense a vencer o prémio literário.
Parabéns Luís!