Enfrascados
Uma viagem até Portalegre tem como paragem obrigatória para comer, o Tomba Lobos.
É um dos restaurantes mais conhecidos da cidade, mas nos últimos meses não tem recebido clientes.
Para compensar de alguma forma a quebra na faturação, criaram os enfrascados, os frascos com diferentes tipos de escabeche que são entregues em todo o País.
Muitos juntam, algumas das sugestões que por norma são pedidas como entrada no restaurante.
É o caso da perdiz em escabeche, ou a orelha de porco, coelho de vilão, salada de pato ou fraca de escabeche, também conhecida como galinha de Angola.
Os enfrascados vêm prontos a consumir, comendo-se na perfeição com uma salada.
Também são uma óptima base para muitos pratos e podem ainda ser utilizados para fazer empadas de perdiz, arroz de pato ou de coelho, chispe com puré de batata e grelos salteados ou uma massa com chispe.
Ainda mais fácil, ficam perfeitos no forno com batatinhas assadas.
Os enfrascados são a forma que o Chefe José Júlio Vintém arranjou para fazer chegar a casa dos interessados os sabores do Restaurante Tomba Lobos.
As 8 variedades a venda, baseiam-se em receitas tradicionais de escabeche com um toque de vinagre para ressaltar os aromas.
Podem ser consumidos directamente do frasco.
Estes petiscos, a que o Chefe Vintém chamou de Enfrascados são tidos confeccionados com matéria prima da região, e feitos no mesmo modelo das conservas antigas, para manter disponíveis, ao longo do ano, os produtos sazonais.
São pasteurizados e não levam conservantes.
Muito bom e recomenda-se.