Coisas Boas em Alta
Entretenimento em Alta

O Arquiteto

Este fim de semana tropecei nesta série portuguesa chamada O Arquiteto.

Já não me lembrava bem da história. Recordo-me de que, há muitos anos, trabalhava de madrugada na Rádio Energia. Deitava-me pelas oito da manhã e acordava tarde. Um dia, por volta das quatro da tarde, um amigo tocou à porta. Ainda meio ensonado, abri. Ele vinha com uma cassete VHS que me queria mostrar a todo o custo.

Liguei a televisão, coloquei o vídeo a funcionar e comecei a ver. Fiquei mal disposto e quase não consegui continuar. As imagens eram perturbadoras. O chamado “arquiteto” abusava da sua posição de poder para manipular jovens vulneráveis. Um verdadeiro nojo, pela prepotência e exploração que transmitia. Lembro-me de sentir revolta perante a facilidade com que conseguia envolver quem precisava de ajuda ou estabilidade financeira.

O escândalo rebentou na altura e, embora tenha perdido popularidade num primeiro momento, a verdade é que o homem continuou a trabalhar e a ganhar milhões.

Em 2025, pegaram nesta história e transformaram-na numa minissérie que recomendo vivamente. O guarda‑roupa está excelente e retrata bem a época. Rui Melo faz, de forma brilhante, a personagem do arquiteto, desde a postura ao modo de falar. Patrícia Müller escreveu o enredo, que certamente inclui elementos ficcionais, mas que me parece muito próximo da realidade.

Cada episódio termina com informação útil sobre como uma mulher que tenha sofrido abuso pode procurar apoio e proteção.

No elenco contam também com Teresa Tavares e Maria João Pinho.

Gostei muito do que vi e recomendo sem hesitar.

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x