O Pescador do Guadiana
Este restaurante rente à encosta da penha D’Àguia, nas margens do Guadiana, fora-me altamente recomendado por uma simpática comerciante de Mértola, ligada em tempos à restauração local.
Conhecedora do coisas boas em alta, considerou que a experiência única de um restautante situado num local longe de tudo, com um cenário idílico nas margens do grande rio da raia, a uns 10 kms a sul da Vila Museu de Mértola, onde não há internet, redes móveis, trânsito, poluição, situado num pequeno povoado com agricultura e pesca de subsistência, era perfeita para mim.
Depois de tanto elogio, era já dificil ser surpreendido, mas fui e de que maneira.
Vivi a uma das melhores experiências gastronómicas da minha vida, senão a melhor.
1) Ligar na véspera, escolher o prato Saboga (peixe do rio Guadiana) frita e uma caldeirada de ovas do mesma. Mesa marcada para as 12h.
2) Chegar, e esperar pouco pelo Sérgio, que andava no rio à pesca. Mostrou-me as sabogas, extraiu-lhes as Ovas e fatiou o peixe para a confeção.
3) Equanto esperava, veio um jarro de banco fresquinho, pão, queijo e um paio laminado.
4) Eis que a bela Saboga em cena, primeiro frita e depois com as suas ovas numa fabulosa caldeirada, bem aromatizada com louro, os imprescindíveis poejos e os legumes da horta junto ao rio.
O preço bem simpático de 15€ por pessoa, bastante agradável por todo o trato.
O Atendentimento do Sérgio e da Sofia foi muito, mas muito simpático e acolhedor.
A repetir, uma experiência que não esquecerei.
Dicas importantes
Marcar e encomendar de véspera, não há MB, não servem jantares de inverno.
Ligue 286 675417 e Talvez Almoces….