A autêntica Alheira no Lumiar.
Segundo a tradição, a Alheira terá sido criado por cristão-novos que, em segredo, continuavam a guardar costumes da sua renegada religião judaica, a fim de dar a entender a toda a sociedade que eram cristãos assumidos e bem integrados.
Como o judaísmo proíbe o consumo da carne de porco, alguns dos supostamente recém convertidos teriam inventado um chouriço onde discretamente a carne de ave substituía a carne de porco, tradicional entre os cristãos.
Desta forma, nas primeiras alheiras foram usadas várias carnes alternativas ao porco, tais como peru, galinha e outras aves.
Assim, hoje numa das minhas muitas passagens pelo simpático Bairro do Lumiar – Quinta das Conchas, almocei no Restaurante Pastelaria Bolinhos do Bairro, onde fiquei especialmente agradado com a autenticidade da Alheira servida com batatas e esparregado.
A mesma fora Assada no forno com azeite, após um golpe lateral no enchido. Este processo confere-lhe uma textura bem estaladiça e sabor mais genuíno, ao invés da vulgar fritura.
A acompanhar um imprescindível copo de vinho tinto.
De sobremesa uma fantástica queijada de noz e doce de ovo com massa filo, escolhida num leque de queijadas bem apelativas.
A simpatia e acolhimento do Miguel e da Dina, é magnifica, pois nesta casa de ambiente bem familiar as pessoas são tratadas pelo Nome, sinal que há um grande fluxo de clientes habituais.
Rua Luis Pastor de Macedo nr 6, Quinta das Conchas – Lumiar.
Só servem almoços de segunda a sexta e, só dois a três pratos do dia, mas sempre com muita qualidade e a preços bem acessíveis.
Visitado e recomendado.