De um grande produtor de vinho do Douro, Atalaya Talaya r Rspda Cinta de Rui R. Madeira
Dois grandes vinhos tintos
Para quem tem a paciência de ler as minhas crónicas já sabe, que em matéria de vinhos, acho que o país vinícola é a região do Douro.
Eu sei que o país tem outros bons vinhos, mas esta é uma questão de gosto e este meu inclina-se para a região do Douro.
Sendo que, em bom rigor, estes dois vinhos que vos trago não são bem do Douro, ou melhor um deles não o é.
Mas é de lá perto, muito perto.
Em comum têm, porém, a mão de um especialista (que não conheço) chamado Rui Reboredo Madeira.
Estou a falar-vos de um Atalaya de 2021 (designação Beira Interior) e um Espada Cinta de 2019, ambos com o dedo deste enólogo e com uma característica em comum: o facto de serem vinhos de uvas de altitude (acima dos 500 metros), algo que o meu palato aprecia, especialmente.
Qualquer um deles (e mais tarde falar-vos-ei de outros do mesmo produtor) se apresenta com as típicas castas da região: Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional sendo que, em bom rigor, desconheço a sua exacta proporção.
Como já disse e, repito, não sou enólogo e sendo assim, vale a pena e apenas as minhas impressões: qualquer um deles se apresenta de cor rubi bem escura, tem um aroma suave, são muito leves (13,5% de volume alcoólico) e, como é apanágio dos vinhos da região bebem-se muito bem, ou em bom português “escorregam com facilidade”. Atenção se forem conduzir!
O primeiro (Atalaya de 202) comprei no Lidl por 2, 99€ em promoção e só o comprei porque era deste produtor, já que havia gostado bastante do outro (o Espada Cinta de 2019), que me custara 4,19€ no El Corte Inglês e me havia sido recomendado pelo funcionário, que ali se encontrava.
Disse-me, que o havia provado na véspera e que achara um excelente vinho. Segui o conselho dele e, em boa hora já que valeu cada cêntimo, ou melhor cada gole.
Para quem (como eu), gostar dos vinhos deste produtor recomendo, ainda, o Espirito do Côa Reserva (exclusivo do Lidl), cuja opinião/critica deixo para a próxima oportunidade