Coisas Boas em Alta
Gastronomia em Alta

A Metamorfose

Metamorfose significa mudança, é a transformação de algo, e foi com um misto de emoções que assisti e acompanhei desde a primeira hora á transformação da saudosa pastelaria Mané, onde em tempos fazia uma paragem obrigatória para comer os croissants com uma massa inigualável feita pela Chef Sónia, na Barrosã, restaurante que foi buscar a sua designação numa clara homenagem às origens da Familia Castanheira, bem como à gastronomia assente na qualidade da carne do Barroso.

RAÇA BARROSÃ
A raça Barrosã distingue-se das outras pela sua armadura considerável, que se projecta quase verticalmente e em forma de lira, assim como pelas suas formas harmoniosas e a carne de características organolépticas inigualáveis.

Embora deva o seu nome ao planalto do Barroso, iniciou a sua expansão no Minho, onde quase substituiu a Galega, chegando mesmo a povoar concelhos como a Maia e o Porto.
Estamos perante uma raça de dupla aptidão, trabalho e carne, tendo esta última sem dúvida um futuro mais promissor, com a comercialização da “Carne Barrosã” – DOP, como produto certificado.

E foi a degustar diversos produtos de carne barrosã como os croquetes, um hambúrguer delicioso (próprio para quem não gosta de hambúrguers), uma posta barrosã, que me senti de coração cheio, na companhia de amigos de longa data, daqueles para quem ” cozinhar é um modo de amar os outros “( Mia Couto).

O vinho sugerido foi um Quinta de Alcube Trincadeira 2018 Região de Setúbal.
Excelente vinho tinto para acompanhar carnes vermelhas e queijos de pasta mole, um monocasta Trincadeira, cheio de personalidade e um persistente final de boca.

Sabendo que sou um fã confesso do medronho algarvio, desafiaram me a “virar o mapa ao contrário” e a provar uma fabulosa, e até ali desconhecida para mim, aguardente de vinho verde tinto, que surpreendentemente não diverge muito no palato, e que muito ajudou na digestão da refeição fantástica que tive e do extraordinário Cheesecake de frutos vermelhos que a acompanhou.

Já estava com muitas saudades da Barrosã, e ainda ficou a saudade da maravilhosa Carne Barrosã DOP no cozido, das Batatas Doces Fritas e da Baklava da chef Sónia, em breve tratamos disso.

A BARROSÃ
R. Luís Augusto Palmeirim 11D,
1700-273 Lisboa
Em Alvalade pois claro….

Preço por pessoa de aprox. 25 €
Acreditem nas sabias palavras do gerente, estes são mesmo”…hambúrguers para quem não gosta de hambúrguers…”

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x