Com a autocaravana TYPE Holidays CITROEN relembra o mítico TYPE H
Um pouco de história automóvel:
Em finais dos anos 50 do século passado a Citroën lançou o modelo Type H, aquilo a que chamamos um furgão destinado, sobretudo, às empresas como modelo de trabalho devido à possibilidade de transporte de cargas e, assim, era utilizado por todo o tipo de mercadorias.
Porém, deve salientar-se que, já na época houve quem, também, o usasse para os tempos livres. Entre nós e, sobretudo nos anos 60, para várias gerações este modelo tornou-se conhecido pelo facto de ser o veículo usado pelas bibliotecas itinerantes da Fundação Gulbenkian. De facto, a sua capacidade de transporte e aptidões estradistas levavam-no (e aos livros) a todos os cantos do país, em especial às zonas do interior que, então, ainda eram habitadas.
Terminado o seu ciclo de produção (bem como a crescente desertificação do interior) a biblioteca itinerante desapareceu sendo que a Citroën nunca substituiu este verdadeiro ícone. Ora, passados tantos anos eis que a marca francesa aproveitou o recente Salão de Caravanismo de Düsseldorf para mostrar a autocaravana Type Holidays. Assim, sobre a base do modelo SpaceTourer, surgem as lendárias formas de um Type H, num trabalho efectuado pelo construtor de carroçarias italiano Caselani, parceiro da Citroën, e que já criou vários estilos de carroçaria neo-retro para modelos da marca.
Para equipar a sua autocaravana, a Citroën recorreu à Bravia Mobil, um dos maiores especialistas mundiais e, como tal temos um tejadilho rebatível que permite ficar de pé no espaço habitável e com uma grande cama para duas pessoas, banco corrido de duas filas que se abre para formar uma confortável cama, dois bancos dianteiros que giram em direção à zona de estar do veículo, kitchenette completa, mesa rebatível para jantar ou o sistema de aquecimento garantindo a temperatura. De referir que este Type Holidays representa a antevisão de uma oferta abrangente que estará disponível em toda a rede Citroën.