Coisas Boas em Alta
Notícias Boas

Camisola da Póvoa de Varzim

Criatividade as vezes prega-nos partidas.

Será que o designer não conhecia e sem intenção  copiou a nossa camisola?

Não sei dizer.

A camisola poveira é o traje tradicional da Póvoa de Varzim em Portugal.

Estas camisolas têm motivos marinhos, o brasão da Póvoa de Varzim e de Portugal, e siglas poveiras.

As cores utilizadas são três: o branco, o vermelho e o preto.

Agora aparece na  loja online, uma camisola a custar 10 vezes mais do que o original que é feito a mão,  na nossa terra.

Primeiro apareceu, como sendo uma túnica de inspiração mexicana, mais precisamente numa peça de vestuário típica chamada baja

As semelhanças são praticamente totais, a começar pelos motivos marítimos que ligam esta peça de artesanato centenária à faina local, caranguejos, remos e boias de sinalização e a coroa da monarquia portuguesa ao centro.

Depois de ter sido notícia na National Geographic, a famosa camisola dos pescadores poveiros está a ganhar um novo impulso de “internacionalização” ao estar a ser vendida, tal qual como é, pela americana Tory Burch, dona da marca a 695 euros.

O problema é que a famosa estilista apresenta esta peça de artesanato da Póvoa de Varzim, que está em processo de certificação entre nós, como uma nova criação, chegando a identificá-la como uma sweater inspirada numa peça mexicana, apesar de manter os caranguejos e outros motivos marítimos, tal e qual como a nossa.

Aos protestos da Junta e do Município da Póvoa de Varzim, a empresa da estilista nada respondeu, até agora.

Mas no site, a camisola já mudou de nome e perdeu a inspiração mexicana.

Deixe um comentário

%d bloggers like this: