Coisas Boas em Alta
Histórias boas

Cadelinhas desde a minha infância

Gosto de praia, sempre gostei desde garota!

Gosto do cheiro do mar, do som da rebentação das ondas, de sentir a água fresca nos pés, do pôr do sol no horizonte e do sentimento de tranquilidade e serenidade que a praia nos proporciona.

Mas a praia proporciona ainda, aos amantes de pequenos bivalves, uma atividade lúdica muito interessante quando o nível da água do mar desce.

Através de técnicas tradicionais de uso de um arrastão ou de enterrar o pezinho, rodar o tornozelo e revolver a areia, é relativamente fácil apanhar Cadelinha ou Conquilha.

Ainda me lembro das primeiras vezes em que apanhei cadelinha, pois sempre que era possível passava um período das férias grandes com os meus tios, que gostavam de acampar junto à praia o que facilitava o conhecimento das marés e toda a preparação para esta atividade.

Os dias eram grandes e não importava a hora, chegávamos a entrar no mar às 5h da manhã ou às 22h da noite, o importante era o espírito com que o fazíamos e a vontade de preparar o petisco desse dia ou do dia seguinte. Tinha outro sabor!

Conquilhas à Algarvia, Conquilhas à Bulhão Pato, Conquilhas com Salsa e Vinho Branco, Arroz de Conquilhas (reparem que agora chamo conquilhas… entrei em modo algarvio) eram muitas as opções.

E não é que ainda hoje o hábito se mantém e sempre que há oportunidade lá estou eu a enterrar o pezinho, a rodar o tornozelo e revolver a areia à procura das minhas amigas Conquilhas.

E para que fiquem com água na boca e vontade de ir à praia, ou então ao mercado onde os preços da cadelinha podem variar entre os 19 e 21€ / kg, deixo uma dica de petisco:

·       Deixar as conquilhas repousar durante algum tempo em água do mar para libertar a areia;

·       Iniciar a preparação colocando as conquilhas dentro de uma frigideira com alguns dentes de alho esmagados (com casca) e um fio de azeite;

·       Tapar a frigideira e deixar cozinhar em lume brando, até as conchas abrirem. Mexer de vez em quando;

·       Depois de abertas, adicionar coentros e regar com sumo de limão;

·       E claro, não dispenso o pãozinho torrado para o molho e uma bebida fresca.

Bom Apetite!

Deixe um comentário

%d bloggers like this: