Coisas Boas em Alta
Entrevistas

Ementa Planeada – Sónia Marcelo

Sónia Marcelo é nutricionista, há uns anos lançou um livro onde fazia uma guerra ao consumo de açúcar, agora tem um novo livro que propõe o planeamento das refeições!

Li o livro atentamente e fiquei cheio de vontade de conversar com a Sónia.

Como foi que entendeu que a nutrição era o seu caminho? 

Desde muito cedo que adoro ajudar pessoas. Quando terminei o liceu quis seguir biologia, mas algo me dizia que não iria ser feliz num laboratório e por isso, encontrei a Licenciatura em Nutrição e adorei todas as cadeiras. Pensei logo “vou conseguir ajudar pessoas e promover o seu bem-estar e saúde”.

Em 2017 fez uma guerra aos açúcares! 

Devem sair das nossas vidas? 

Sim! Não sou fundamentalista e eu própria consumo açúcar, de forma esporádica. Contudo, temos de aprender a evitá-los, não precisarmos deles. Muitas pessoas têm mesmo uma adição por este nutriente e isso não é nada benéfico. Devemos escolher alimentos naturais como as frutas e o mel quando precisamos de adoçar alguma receita e mesmo assim, usar quantidades pequenas.

Quais são os alimentos que devemos riscar por completo? 

Todos os produtos alimentares processados com E’s. Não vamos ter qualquer benefício em consumi-los. Também devemos eliminar o açúcar, as gorduras refinadas como manteiga, óleo de palma, margarinas, as bolachas, os doces… produtos congelados já confecionados.

Agora tem uma nova obra Ementa Planeada, Cozinha organizada” Que livro é este? 

É um livro sobre planeamento e organização de refeições que pretende ser um guia para quem quer ser mais saudável. Falo não só do passo-a-passo para planear uma ementa, mas também de como escolher os ingredientes, como organizar a despensa e frigorífico, que porções comer e dou 4 ementas como exemplo, com as respetivas receitas.

Quais os benefícios de programar as refeições? 

Vamos poupar tempo, dinheiro e evitar o desperdício alimentar. Vamos também evitar a monotonia alimentar e comer de forma mais saudável.

Comer saudável é caro?

Não! Essa premissa é um mito. Se escolhermos alimentos naturais, da época, locais e regionais, comer saudável é barato quando comparado com uma alimentação cheia de produtos industrializados.

Quais os principais truques para facilitar a vida de quem trabalha e tem dificuldade em gerir o tempo? 

Os truques são planear a ementa, elaborar a lista de compras e cingir-se ao que escreveu e, não sendo obrigatório (mas eu recomendo) cozinhar para mais que uma refeição.

Quantas vezes por semana temos de ir às compras usando o seu método?  

Uma vez por semana.

Quantas refeições devemos fazer por dia? 

5 a 6 refeições. Depende do ritmo de vida de cada um.

Onde vai jantar fora quando não tem vontade para cozinhar? 

Geralmente a restaurantes saudáveis, ehehe. Adoro um prato colorido, cheio de legumes, sementes e alimentos de verdade.

Deixe um comentário

%d bloggers like this: