Coisas Boas em Alta
Entrevistas

Próximo Destino

Carla Mota e Rui Pinto são o casal mais badalado em Portugal ligado às viagens!

Primeiro começaram com a edição de um blogue, mas depois a coisa ficou mais séria com o lançamento de livros.

Foi numa tarde de sol que os encontrei. bá estavam a preparar a próxima viagem.

Falamos dos livros e de toda a preparação necessária para viajar.

Islândia

Como foi que começaram a viajar? 

O bichinho das viagens começou bem cedo. Para a Carla logo que nasceu, acha. Desde criança que fugia de casa para vaguear pelas ruas e montes das redondezas. A Carla era já viciada em viagens, sempre o foi. O Rui viciou-se nas suas histórias. Quis depois aprender como era no terreno. E foi aí que começamos a viajar juntos. 

Como nasceu o blogue? 

Já viajávamos há algum tempo quando decidimos iniciar o nosso blogue de viagens. Em 2007, fizemos uma viagem à Índia, onde estivemos durante 2 meses, e enfrentamos vários desafios, quer físicos, quer psicológicos e que deviam ser contados. Sentimos que essa viagem tinha sido um teste à nossa vontade de viajar e conhecer o mundo. Na altura não partilhamos com ninguém esta aventura (que terá sido até agora uma das maiores que tivemos) e isso fez-nos sentir mal. Sentíamos que as sensações que vivemos, aquilo que aprendemos, aquilo que sentimos, aquilo que conhecemos devia ser visto por mais pessoas. Quando chegámos era impossível fazer um blogue porque os sentimentos já não eram os mesmos. Assim, quando no ano seguinte decidimos ir para a América do Sul, resolvemos que iriamos fazer um blogue para contar essa aventura. Desde aí, reuníamos todas as nossas viagens em diferentes blogues (fazíamos um blogue novo para cada viagem com duração de cerca de 2 meses). No entanto, começamos a reparar que visitávamos países durante períodos mais curtos e que não partilhávamos com ninguém.

Foi aqui que surgiu o Viajar entre Viagens. Começou por ser um blogue que pretendia partilhar as viagens “pequenas” que fazíamos entre as grandes viagens. Começamos por colocar ali as nossas aventuras em Itália, Grécia, Marrocos, Paraguai, Uruguai, Irão, etc. No ano de 2010/2011, quando a Carla foi trabalhar e a viajar na Argentina e no Chile e também partilhou aí todas essas aventuras. Como criámos uma página no Facebook para partilhar este blogue, ele rapidamente cresceu e tornou-se o nosso projeto principal. Quando demos conta já tínhamos mais de 2000 seguidores e atualmente são quase 50 mil no Facebook e 60 mil no Instagram. Decidimos que este seria o blogue que reuniria todas as nossas viagens. 

Indonésia

Quando tiveram consciência que era coisa boa? 

Viajar é uma das coisas mais importantes da nossa vida. Trabalhar para conseguir ter independência financeira para fazer aquilo que somos de alma e coração, viajantes. Quando percebemos que o blogue tinha potencial começamos a sentir a responsabilidade de fazer cada vez melhor e disso poder ser parte do nosso trabalho.

Agora o livro “o próximo destino, viagens de sonho à medida do seu bolso”, que livro é este? 

O primeiro livro não é um guia, é mais um livro inspiracional mas que também pode servir de guia. O objetivo é mostrar às pessoas que viajar é fácil e não tem que ser caro. Está ao alcance de quase todas as carteiras. Penso que tem sido muito bem recebido. A primeira edição teve 3000 exemplares e, já houve necessidade de fazer uma reimpressão de mais 2000. Penso que é muito bom sinal.

Papua Nova Guiné

Como é possível fazer viagens de sonho e pagar pouco? 

Comecem a viajar por onde o coração vos puxar. O mundo é demasiado bonito e interessante para as pessoas ficarem em casa e aprenderem só através dos livros. Não interessa se é em Portugal ou em qualquer outro lugar do mundo. O importante é ir! Depois é preciso paciência, muita pesquisa, ler muito, devorar mapas e criar um roteiro. É importante ajustar os gostos ao orçamento disponível. Comprar o bilhete de avião e já está!

Em momento de pandemia onde as viagens não são permitidas, como alimentaram o blogue? 

Vamos continuando a viajar. As viagens são ainda possíveis basta pesquisar. Desde que regressamos a Portugal em Março de 2020, já viajamos 100 dias seguidos em Portugal e Açores. Já fomos à Suécia e à Ucrânia, nomeadamente a Chernobyl. E mais recentemente temos viajado em Espanha. Para a semana vamos para Paris e depois para as ilhas Baleares. Não tencionamos parar, com ou sem pandemia. 

Quirquistão

Como dividiram o livro? 

Foi um trabalho de equipa, completamente. Foi tudo feito a 4 mãos, desde as fotografias ao texto.

Quais são os destinos mais desejados dos Portugueses? 

Os Açores, qualquer ilha, qualquer lugar. Os Açores são um paraíso na Terra. E o Douro. O nosso Douro é maravilhoso.

Quanto podem custar umas férias de sonho? 

Pode custar 30€ ou 30000€. Depende mais da vontade e do prazer que se tira a viajar do que do que se gasta nela. Disso não temos qualquer dúvida. 

Namíbia

Quem vai ter muito prazer a ler o vosso livro?

Esperamos que toda a gente que goste de viajar e que lhe falte força de vontade para começar. Este livro pretende ser o primeiro passo para conjugar o verbo “ir”.   

Deixe um comentário

%d bloggers like this: