Coisas Boas em Alta
Gastronomia em Alta

Davito

Não é habitual aqui falar mais do que uma vez do mesmo espaço, no entanto, é porque cada vez que o visitamos, encontramos sempre novidades neste espaço.

Situado no Mercado de Sapadores, na Rua da Penha de França, é muito fácil de o encontrar.

Para já e desde a última visita, encontrámos uma grande esplanada, mesmo em frente ao restaurante propriamente dito. Este espaço é  muito agradável e confortável e ideal para jantar com amigos nestas noites de verão.

E foi isso que fizemos. Juntamos um grupinho e lá fomos nós ao Davito.

Originalmente uma pizzaria com forno a lenha, fruto da imaginação e evolução do proprietário, tem-se tornado um verdadeiro restaurante italiano, com muito mais do que as pizzas e massas.

Como estava uma noite agradável e não havia pressa, deixámos ao cuidado do simpático proprietário a escolha das entradas.

E não podíamos ter feito melhor, fomos brindados com duas, “burrata com presunto” e “folhas de chicória recheadas com queijo gorgonzola” e uns pãezinhos feitos no forno a lenha, acabados de sair do forno, e manteiga que derrete quando o pão é barrado. De comer e chorar por mais.

Quanto aos pedidos e como éramos 3 pessoas, pedimos pizza calzone (pizza fechada) e dois rissotos, um de camarão e outro de espargos com lascas de parmesão.

https://twitter.com/davitolisboa

Mas já lá vamos, que ainda estamos nas entradas.

A burrata é um queijo feito com leite de búfala e segundo dizem os especialistas é mais saudável do que o habitual queijo fresco. Com uma textura ligeiramente mais espessa do que o fresco o seu sabor é no entanto mais intenso. Regado com um fio de azeite e oregãos fica muito saboroso com o contraste salgado do presunto.

Quanto ás folhas de chicória recheadas com queijo gorgonzola, é uma entrada inusitada, mas muito saborosa já que o queijo por si só já tem um sabor muito intenso.

Só com as entradas, já estávamos meio cheios, mas já tínhamos pedido os pratos e eles estavam a caminho…

Ei-los chegados e é sempre que com espanto que são recebidos na mesa, quer pelo tamanho dos pratos, pelo tamanho das doses (as doses são mesmo generosas) e pela decoração.

Quanto á minha pizza, sou muito pouco de variar e opto sempre pela tradicional calzone, que é uma pizza fechada.

Esta pizza é muito boa, sobretudo pela qualidade dos ingredientes nela servidos. Aqui tudo é de boa qualidade, a massa, o fiambre e os cogumelos, para além do queijo, claro está! E a decoração? Nada mais, nada menos que a bandeira italiana, com o verde (molho pesto) o branco (queijo ralado) e o vermelho (molho de tomate). Parabéns pela originalidade.

Quanto aos rissotos, e porque os provei, estavam muito saborosos, o de camarão, com um sabor acentuado de limão e do molho do rissoto e o de espargos, muito interessante o contraste do sabor doce dos espargos e o sabor intenso do parmesão.

Para acompanhar esta refeição, o Chef sugeriu um vinho italiano muito interessante e aromático. Podem deixar-se ficar á vontade nas mãos dele, que de forma honesta (sem tentar impingir outros vinhos mais caros) vos vai servir bem.

Para terminar esta magnífica refeição, uma sobremesa para três, já que quase não nos conseguíamos “mexer”, porque tudo o que veio para a mesa “desapareceu”!!

Ao gosto do Chef veio uma pizza com nutella e nozes. Nem vale a pena dizer o que aconteceu num ápice…

Para terminar em grande e como oferta do Chef, e para brindarmos “á vida!”, veio o Shot mais pedido na casa.

Nada mais, nada menos do que o Shot Peixoto, que não sei o que leva, mas é ma-ra-vi-lho-so!!! Peçam-no se aqui vierem fazer uma visita.

Toda esta refeição, por cerca de 60€, o que dá cerca de 20 por pessoa.

P.S- se for sócio do Clube Oriental de Lisboa e apresentar o seu cartão de sócio, terá um desconto de 10%. Diga lá que não vale a pena!?

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x