Coisas Boas em Alta
Coisas Boas

Acupuntura

Dói ou não dói? Não experimentei mas fui acompanhar uma amiga que acredita piamente neste método das agulhas e que se sente melhor da ansiedade.

Já tinha feito variados tratamentos mas o mal estar,  continuava.

Agora parece que arranjou o tratamento adequado para acalmar o seu espirito.

Eu não tenho coragem. As agulhas fazem-me um medo incrível. 

A acupunctura é um ramo da Medicina tradicional chinesa, em que se utilizam agulhas para interferir nas ordens de comando do organismo, via sistema nervoso, no sentido de promover um equilíbrio e uma regularização do organismo.

Ou seja, introduzindo agulhas em terminações nervosas, conseguimos produzir estímulos no sistema nervoso e numa forma simplista para o cidadão comum, há pontos de acupunctura que podem acelerar o ritmo cardíaco e há pontos de acupunctura que podem reduzir o ritmo cardíaco. 

São cerca de 4000 os pontos onde se pode enfiar as agulhas. Mas há 365 pontos ditos principais. Só para ter uma ideia a nossa orelha, o pavilhão auricular há 390 pontos.

A Associação Portuguesa de Medicina Chinesa recomenda que se cobre 50 euros por uma consulta e 30 euros por uma sessão de acupunctura. Estes valores estão abaixo dos praticados por qualquer especialidade de medicina convencional.

O problema é que a acupuntura exige uma repetição de sessões e geralmente são tratamentos a longo prazo.

O guru da Acupuntura em Portugal é Pedro Choy , que se reparte por 18 clínicas prestando um tratamento de qualidade. Um consulta com ele custa 120 €. Em Portugal esta técnica começou a desenvolver-se em 1970 e o que é certo é que as pessoas aderem e recorrem.

A sociedade médica considera a Acupuntura um boa ferramenta para complementar a medicina ocidental.

O tratamento é feito em sessões que, na maioria dos casos, são semanais.

Na primeira consulta é realizado o diagnóstico de acordo com os conceitos da Medicina Chinesa.

Esse diagnóstico procura determinar o desequilíbrio energético que está na base da disfunção.

E depois toca a fazer o tratamento. Já experimentaram?

Deixe um comentário

%d bloggers like this: