Coisas Boas em Alta
Coisas Boas

Kombucha

Mas, afinal, o que é kombucha?

Trata-se de uma bebida milenar, com origem na China, conhecida como a “bebida milagrosa” ou a “bebida da imortalidade”.

De forma menos mística, é feita com uma base de chá verde, que é adoçado e depois fermentado com uma cultura de bactérias vivas e levedura, conhecida como o SCOBY (Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast).

Durante a fermentação, o SCOBY alimenta-se do açúcar e vai crescendo e libertando os benefícios dos probióticos.

Os diferentes sabores são adicionados no final, para que se consigam aromas distintos. 

É numa fábrica em Évora que é produzida a bebida de kombucha que já conquistou o mercado europeu.

O nome, explica Peter Matuska, CEO e sócio fundador da Captain Kombucha, é inspirado na forte ligação de Portugal aos Descobrimentos marítimos. “O ‘Capitão’ representa a bravura e determinação dos navegadores portugueses em descobrir novos territórios e proteger a sua tripulação. A kombucha é uma espécie de solução mágica que permite manter a tripulação saudável e capaz de enfrentar novos desafios”, diz ele

É então em Évora que se faz todo o processo produtivo, desde a infusão do há verde até ao engarrafamento do produto final.

É quase um processo artesanal mas com elevada qualidade e consistência dos sabores.

Já a nível europeu, Captain Kombucha é a marca número um.

Para Peter Matuska, foram três os ingredientes fundamentais que garantiram este sucesso.

Em primeiro lugar, o sabor das bebidas. “Apercebemo-nos, desde logo, que era essencial desenvolver uma bebida com um sabor agradável, semelhante aos refrigerantes.

A grande maioria das kombuchas existentes têm um sabor bastante avinagrado, o que as torna num produto de nicho.

A nossa aposta passa por ter um sabor delicioso para que possamos ser ‘mainstream’. Para isso, a qualidade dos nossos ingredientes e de todo o processo produtivo é determinante”, esclarece.

Após a fermentação, a kombucha transforma-se numa bebida gaseificada repleta de vitaminas, enzimas, probióticos e ácidos com muitos benefícios para a saúde, tais como a melhoria dos sistemas digestivo e imunitário, dos níveis de energia e auxiliar na perda de peso.

A contribuir para estes benefícios está a crucial seleção dos ingredientes, não só para a criação da kombucha, mas também no que diz respeito às frutas e ervas que vão adicionar sabor à bebida.

A Captain Kombucha utiliza sumos de frutos que são produzidos a partir de fruta fresca, já que o seu objetivo principal é oferecer uma kombucha de elevadíssima qualidade.

No entanto, visto que a fruta tem de estar disponível todo o ano, nem sempre é possível conseguir isso apenas com produtos locais, pelo que acabam também por recorrer a produtores internacionais.

Atualmente, a Captain Kombucha está disponível em seis sabores diferentes: Original, Ginger Lemon, California Raspberry, Coconut Summer, Pineapple Peach e Cayenne Pepper.

Os sabores têm sido escolhidos em função das grandes tendências mundiais e das preferências dos consumidores locais, tendo sempre como objetivo proporcionar sabores deliciosos.

Para este ano, a marca portuguesa não prevê lançar um novo sabor, mas vai apostar em novas embalagens, mais amigas do ambiente, o que, para Peter Matuska, “é uma área mais prioritária nesta fase do seu desenvolvimento.

O chá preto com açúcar branco são os ingredientes mais usados para fazer kombucha, mas também pode-se usar outras ervas e ingredientes adicionais, como chá verde, chá de hibisco, chá mate, suco de frutas e gengibre, para chegar a um sabor mais agradável ao paladar Também chamado de kombucha de segunda fermentação, o kombucha pode ser saborizado com ingredientes como gengibre, pera, uva, morango, limão, abacaxi, laranja e outras frutas, trazendo um novo sabor para a bebida e acrescentando os benefícios das frutas.

As frutas e outros ingredientes devem ser adicionados no kombucha base já pronto, e nesta fermentação a bebida ficará gaseificada, lembrando um refrigerante.

Experimentei a custo, mas tenho de dizer que gostei muito.

O de gengibre agradou-me muito. Produto nacional de qualidade.

Deixe um comentário

%d bloggers like this: