Coisas Boas em Alta
Coisas Boas

À Beira Mercearia

Diz-se que em tempos de crise, só os mais “atrevidos” arriscam…

E é disto mesmo que vos vou falar…

Há cerca de dois meses no caminho entre casa e o trabalho, deparo-me com algum movimento dentro de uma antiga pastelaria que já estava fechada há alguns anos, e que portanto, por alguma razão não vingou naquele local.

Como gosto de conhecer “In loco”, o comércio local, resolvi entrar e ver o que me esperaria naquele novo negócio.

Entrei e pedi um café, e tentar perceber o que tinham para oferecer…

Num espaço não muito grande, metade está ocupado por enchidos, queijos, pão e vinhos regionais. Tudo com um denominador comum, todos (ou quase) são oriundos da região das Beiras, como o próprio nome indica. Apesar de também haver pão que chega diariamente do Alentejo.

Mas não só de mercearias vive o À Beira.

Também há comidas…e que comidas!

Lembram-se daqueles petiscos típicos das aldeias da beira? Aqui pode encontrar e com uma qualidade de confecção acima da média.

Mas como não se pode escrever, sem provar, resolvi voltar uns dias depois para almoçar. E que melhor escolha poderia ter feito!?

Pedi uns panados de novilho biológicos (aqui é quase tudo biológico) com um arroz de grelos.

Confesso que sou um apreciador de boa comida, ou pelo menos bem confeccionada, e este arroz de grelos estava divinal. Sabem aquele arroz de grelos, feitos pelas nossas avós, ou mesmo mães mais dadas à cozinha? Este estava assim…no ponto de cozimento do arroz perfeito, com uns grelos saborosos e na quantidade ideal para este prato. E agora o melhor de tudo, o arroz estava com a quantidade de água que se quer neste prato, molhadinho mas sem ser ensopado.

Quanto aos panados de novilho ( apesar de adorar panados) nunca tinha comido. Sempre optei pelos tradicionais de porco, ou dos mais “modernos” frango e peru.

Mas posso dizer-vos que ainda hoje me dá vontade de voltar a esta casa, para confirmar este prato que la comi, ou se foi por ter fome, ou por qualquer outra razão.

A acompanhar um sumo de fruta biológico, como não podia deixar de ser, na minha opinião um bocadinho doce demais, mas saboroso e agradável.

Para finalizar destaco a simpatia com que fui atendido. Que grande cartão de visita.

Voltarei…vizinhas/os

Deixo aqui a ementa semanal, mas confirmem primeiro porque penso que é variável.

Quase que me esquecia, pode comer-se no local, apesar de não ser restaurante, e/ou levar para casa.

Preço do prato mais sumo 12.50

à Beira

+351 965 276 300 R. Belo Marques 39

Deixe um comentário

%d bloggers like this: