Coisas Boas em Alta
Coisas Boas! Mas

Bebidas vegetais!

Comecei a comprar um pouco desconfiada pacotes apelativos com bebidas vegetais para o filho.

Como nunca provei vou escolhendo um de cada nação e leio atentamente os rótulos e fico admirada como há tanta oferta.

O pior é na hora de pagar. São caros ou melhor muito caros. Vejo que as marcas fazem promoções em algumas qualidades e ontem havia promoção do sabor a coco. Aproveitei

O universo das bebidas vegetais é vasto e continua em crescimento.

O motivo?

A enorme procura por estes produtos alimentares, muitas vezes encarados como uma alternativa ao consumo de leite de vaca. Nas receitas, é muitas vezes feita a troca dos laticínios pela bebida de amêndoa, aveia, arroz, ou outra que o consumidor prefira.

 Mas será que estes alimentos são nutricionalmente equivalentes?

E quem são as pessoas que mais procuram este tipo de bebidas? No ato da escolha, o que devemos ter em consideração? E vale mesmo a pena comprar bebidas vegetais enriquecidas com outros nutrientes?

Perguntei a um repositor de stocks porque é que as pessoas procuram as bebidas vegetais. E a resposta foi pronta.

A diminuição do consumo de leite a que se tem assistido e a sua substituição por alternativas vegetais tem razões diversas”, que “algumas delas estão efetivamente relacionadas com a saúde, como eventuais alergias e intolerâncias alimentares, por exemplo, à proteína ou à lactose”.

Mas nem só restrições alimentares motivam o consumo de bebidas vegetais. “Pode estar também associado a questões de ordem ética e de preocupação com o bem-estar animal e/ou a sustentabilidade ambiental, que muitas vezes se traduzem na adoção de padrões alimentares vegetarianos ou mesmo veganos, em que não só o leite, mas também a carne e o peixe acabam por ser eliminados”, conta-me ele.

Percebo !uma mistura de razões que tenho de respeitar. Mas eu ainda não estou convencida,

Deixe um comentário

%d bloggers like this: